O Projeto Cerrado, novo empreendimento da Suzano Papel e Celulose, será a maior planta de papel e celulose do mundo e também a com maior ecoeficiência em termos de baixa emissão de carbono, sobretudo pela expressiva redução no uso de combustíveis fósseis.
O Grupo EP tem orgulho de fazer parte desse grande projeto e através de seu corpo técnico e know-how de mais de 47 anos, implantou e opera a ETE provisória , que vai atender o projeto durante todo o período de construção e tratar todo o efluente gerado pelos mais de 10 mil trabalhadores do site.
A nova ETE, recém comissionada, está dimensionada para tratar até 2400 m³/dia de esgoto e enquadrar a água tratada nos parâmetros legais de descarte em rio.
O sistema é composto de pré-tratamento para remoção de sólidos, estação elevatória, lagoas de aeração e lagoa de decantação. Para desinfecção final da água, existe a dosagem e controle automático de cloro. O sistema opera totalmente automático e é controlado por PLC.
O escopo fornecido pelo Grupo EP foi do tipo “Turn-Key”:
Assim como esse, o Grupo EP, desde 1974, já contou com a confiança de diversas outras grandes indústrias para solucionar problemas relacionados a tratamento de água, efluentes e reuso. Nosso diferencial é a integração de fornecimento de serviços e produtos pela nossa Solução 360° que permite que empresas centralizem em um único parceiro soluções que envolvam: engenharia, construção, implantação, operação e manutenção, produtos químicos, equipamentos e análises ambientais. Se precisar de um orçamento basta nos enviar sua necessidade acessando nossa página de Orçamento Online.
Suzano Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=RCZiQt49lSo
Artigo por Thais Riedel Almeida (LinkedIn) e Otavio Riedel Almeida (LinkedIn)